Única pista de gelo verdadeiro em Portugal já recebeu mais de meio milhão de visitantes

A única pista de gelo verdadeiro em Portugal, que está instalada no Coliseu Comendador José Rondão Almeida em Elvas, já recebeu desde 2008 mais de meio milhão de visitantes e neste ano já estiveram presentes cerca de 1500 patinadores.

Rita Jesus, da câmara de Elvas e responsável pela pista de gelo, explica que “esta é a maior pista de Portugal. São 800 metros quadrados e, mais do que a dimensão, acho que também há que realçar a questão de ser gelo verdadeiro, porque pistas de gelo sintéticas há imensas”.

Ao longo dos anos foram apostando em melhorias ao nível do equipamento. Rita Jesus conta que nos primeiros quatro ou cinco anos não tinham “body skating”, que são os auxiliares destinados a apoiar as crianças que ainda estão a aprender a modalidade.

 

 

Para Rita Jesus, “a adesão tem sido exponencial, portanto, nós ano após ano temos sempre um número maior . Quer de visitantes que vêm só acompanhar alguém que vem cá patinar como também quem vem patinar.”

Apesar de estar mais direcionada para um público infanto-juvenil, a população desenvolveu um gosto por patinar ao longo dos anos, o que faz com que muita gente já na idade adulta visite a pista para praticar e ter algum divertimento.

Cristina Martinho, residente em Elvas, frequenta a pista semanalmente, considera que para além de ser uma forma de praticar desporto também valoriza a cidade atraindo turistas e aumentado o comércio local.

 

 

A pista não conta apenas com visitantes da região, mas também com turistas oriundos de Espanha. José Angelez tem 35 anos e é natural de Olivença. Visita a pista com frequência desde o ano passado. Considera-a “uma atividade muito dinâmica e divertida e que a possibilidade de existirem quedas a torna mais excitante.”  Para José, a pista tem profissionais bastante competentes e um preço acessível.

 

A trabalhar para que tudo isto seja possível encontram-se dois grupos de funcionários. Um, que trabalha fora da pista e que tem a missão de receber os visitantes e escolher os patins, bem como ensinar os iniciantes a patinar e como devem cair para não se magoarem. Para o segundo grupo de funcionários, os requisitos são mais altos, pois, necessitam de praticar a modalidade na perfeição. Telmo Carvalho é natural de Rio Maior e é já pelo segundo ano consecutivo que trabalha na pista. Começou na patinagem artística e quando estava a fazer uma peça de teatro em patins surgiu o convite para fazer parte do staff.

 

 

Um dos principais objectivos da instalação de uma pista com estas dimensões e características foi também atrair mais visitantes a Elvas, potenciado as visitas aos monumentos e aumentado o comércio local, refere Rita Jesus.

 

 

 

 

Autor: Soraia Nóbrega

Topo