Jornalismo que futuro?

Começou às 14h30, o segundo debate do primeiro dia das XXI Jornadas da Comunicação, com a temática “Jornalismo Digital: Que Futuro?”. Nesta sessão tivemos como convidados Iryna Shev, do Snapchat do jornal Expresso, João Barreiros, da RDP Internacional, e Diogo Queiroz de Andrade, do jornal Público.

No auditório amplamente preenchido da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais o debate desenvolveu-se com a ajuda das perguntas do público.

A discussão centrou-se em torno da sobrevivência do jornalismo tradicional face ao crescente desenvolvimento das novas plataformas digitais e dos desafios colocados aos jornalistas na sua prática diária. Como referiu Iryna Shev, “Há uma convergência cada vez maior entre o jornal tradicional e o digital”.  João Barreiros reforçou esta ideia ao dizer que os jornalistas têm, cada vez mais, de estar despertos para esta nova realidade.

Outra das ideias discutidas durante o debate, prende-se com a credibilidade do conteúdo noticioso divulgado. Embora o digital seja tão confiável como o tradicional, a prática jornalística é posta em causa pela proliferação crescente das “fake news”.

This slideshow requires JavaScript.

Autor: Diogo Santos, Eloísa Dias, Patrícia Lopes, Rui Alves, Ana Machado, Fábio Duarte, Pedro Luís Silva e Bárbara Pires

Topo