Mudar para continuar a melhorar

O ESEPJornal agora chama-se JC.Online.

Mudámos a designação, mas continuamos a ser uma publicação do curso de Jornalismo e Comunicação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre.

As instituições não devem ser entidades estáticas. Ganham em ser dinâmicas e proactivas. A par das várias transformações pelas quais o ensino superior público português tem passado nos últimos anos, a Escola Superior de Educação de Portalegre modificou a sua designação para Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Caiu, por isso, a sigla ESEP.

Entendemos, professores de jornalismo desta instituição, que numa perspetiva de futuro, não faria sentido continuar a designar esta publicação utilizando uma sigla que na prática já não existe.

Por outro lado, tratando-se este de um sítio online e multiplataforma, incorpora as componentes áudio e vídeo. Ou seja, a palavra dita. E quem trabalha nestas coisas sabe como a sigla ESECS (que resulta da nova designação da escola) não funciona quando é dita a um microfone. ESECSJornal, aparentemente o título mais óbvio, foi descartado.

A incontornável associação ao curso de Jornalismo e Comunicação resultou na solução mais válida para a nova designação do jornal: JC.Online.

No fundo, mudamos o nome, mas continuamos a ser o jornal do curso de Jornalismo e Comunicação, criado em maio de 2002. Por isso, numa altura em que aparecemos com uma nova designação, comemoramos também 15 anos de existência.

Década e meia passada, o JC.Online surge numa nova plataforma, com mais funcionalidades. Mais moderno. Mais atrativo. Estamos no Facebook e no Twitter. Continuaremos no Snapchat e passaremos a estar também no Instagram. Continuamos a ser um espaço multiplataforma que incorpora a JC.Rádio e a JC.TV.

Mudamos para continuar a ser um espaço privilegiado de jornalismo laboratorial e experimental.

Um espaço de experiência para continuar a preparar cada vez melhor, os nossos alunos do curso de Jornalismo e Comunicação.

 

Luís Bonixe

Diretor do JC.Online

Topo