JC é parceiro do 4º congresso de jornalistas portugueses

O curso de Jornalismo e Comunicação da ESECS-IPPortalegre é um dos parceiros do 4º Congresso de Jornalistas Portugueses que se realizará entre os dias 12 e 15 de janeiro do próximo ano.

O congresso, subordinado ao tema genérico “Afirmar o Jornalismo”, pretende discutir um conjunto de temas relacionados com a profissão em Portugal e pela primeira vez vai fazer uma aproximação aos cursos de jornalismo existentes no país criando uma mega redação composta por estudantes de jornalismo de 10 universidades e institutos politécnicos, onde se inclui o de Portalegre.

Cada curso participará com 8 alunos e dois professores de jornalismo para essa redação que fará a cobertura jornalística multiplataforma do evento. No caso do curso de Jornalismo e Comunicação, os alunos selecionados pertencem ao 3º ano do perfil de jornalismo. Os alunos serão distribuídos pela rádio, televisão, imprensa e ciberjornalismo.

O último congresso de jornalistas aconteceu há quase duas décadas e, por essa razão, o próximo é aguardado com expetativa pelos profissionais que se reunirão durante quatro dias no cinema São Jorge em Lisboa para discutir os seguintes temas: “O Estado do Jornalismo”, “Ensino: Acesso à profissão e formação profissional”, “Regulação ética e deontologia”, “Condições de trabalho dos jornalistas”, “A viabilidade económica e os desafios do jornalismo”, “O jornalismo de proximidade e a profissão fora dos grandes centros” e “Afirmar o jornalismo: Independência e credibilidade”.

 

Autor: JC.online

Topo