“Não posso, tenho treino”

Aos 18 anos, Inês Rolo, aluna do 1º ano de Serviço Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre (ESECS), concilia a vida académica com a paixão pelo Karaté, que pratica desde os 5 anos no Clube de Praticantes de Karaté de Portalegre (CPKP).

A prática desta arte marcial começou porque Inês sempre quis ter controlo sobre si mesma, visto que a consideravam um pouco hiperativa. “Foi através do Karaté que os meus pais tentaram que eu estabelecesse os meus próprios limites, como por exemplo o medo, a desconfiança, a preguiça ou a indecisão”, explica.

Treina quatro a cinco vezes por semana e, sendo atleta de alta competição, tem várias exigências a nível do processo de treino e das prestações desportivas.

Assim, são criadas diversas dificuldades sendo, por vezes, muito difícil conciliar atividades educativas com a prática desportiva. “Não vejo facilidades ao tentar conjugar tantas coisas, por exemplo, às terças-feiras tenho aulas o dia inteiro até às 17:30 e depois das 18:00 às 20:30 tenho treinos. Às 22 costumo ter reuniões da Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre (AAIPP) e devido ao cansaço, raramente consigo aproveitar para sair à noite com os meus amigos”, conta Inês Rolo.

No futuro, gostaria de continuar a manter o Karaté na sua vida, no entanto, por saber como seria complicado tem como outros sonhos ir para investigação criminal ou para o corpo de intervenção, sem nunca esquecer a arte marcial. “Sempre desejei fazer desta modalidade o meu futuro, onde poderia dar aulas, participar em diversas competições pelo mundo e ser atleta olímpica.”

Isto porque o ano passado, Inês tomou uma das decisões mais importantes da sua vida, decidindo prosseguir estudos em Portalegre. “A paixão que tenho pelo Karaté fez com que eu não conseguisse deixar a minha cidade, mesmo sabendo que existem muitos mais clubes de Karaté no país, mas, o CPKP sempre foi a minha segunda família desde que me lembro”, refere Inês Rolo, não mostrando qualquer arrependimento por não ter entrado em Desporto na Universidade de Évora, que tinha como 1ª opção.

Triatlo de Portalegre a Coimbra

Já, Rodrigo Ladeira, de 19 anos, residente em Portalegre, conseguiu entrar em Ciências do Desporto na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra(FCDEF), combinando a licenciatura com o Desporto, mesmo ainda sem saber qual ao certo. “Tenho como objetivo num período de três a cinco anos, enquanto estou na faculdade de ser atleta profissional, de algum desporto, visto que Coimbra não tem triatlo, tem sido difícil. Ainda não sei a que desporto me dedicar a tempo inteiro”, explica Rodrigo, praticante de Triatlo desde os seus 12 anos, no Clube 4 Estilos em Portalegre.

Começou no triatlo porque de início era um desporto que não existia em Portalegre, e quando surgiu inspirou-se na medalha de prata olímpica de Vanessa Fernandes. Como se considera “bom nos três desportos ”, resolveu experimentar combiná-los num só.

O que não tem sido fácil é o facto de ser apenas o seu primeiro ano em Coimbra. “Ainda não conheço muito bem a cidade, estou a tentar descobrir como as coisas funcionam, tento treinar cada vez que posso e tenho energia para tal.”, esclarece Rodrigo.

O que mais o preocupa é a mudança de rotina que sente depois de se mudar, pois a cidade e o dia-a-dia são muito mais agitados, sendo difícil a conciliação dos estudos com os treinos e ainda a vida social.

No futuro, o objetivo é acabar o curso o mais rápido possível, assim como todas as oportunidades que Coimbra possa fornecer.

Tanto Inês Rolo como Rodrigo Ladeira já somam conquistas desde 2011. Inês arrecadou 34 medalhas a nível nacional e internacional e melhorou o seu caráter, aprendendo a ter “mais confiança” em si própria, concentração, disciplina e empenho, realçando o facto de estas qualidades a ajudarem na sua vida e consequentemente na faculdade. “Para mim o karaté não é uma competição, mas sim uma luta interior para fazermos cada vez melhor e sermos cada vez melhores”, refere Inês Rolo.

Rodrigo alcançou medalhas a nível nacional, em duatlo e em triatlo, individualmente e em equipa.

 

 

Autor: Mariana de Sousa Duarte

Topo